Hoje em dia não há nada melhor para fazer os seus backups do que uma ferramenta nas nuvens. Com o acesso a internet rápido que temos atualmente no Brasil graças a GVT podemos nos dar ao luxo de realizar todos os nossos backups em um ambiente externo de nossos domínios físicos. E porque devemos fazer isso?

Backup nas nuvens com Dropbox

Primeiramente falo a respeito da qualidade de nossas mídias de backup. DVDs são bons para backup a curto prazo, mas geralmente eles dão algum problema depois de um tempo, e não é nada agradável perder suas fotos, afinal, não terá oportunidade de tirá-las novamente. Outras mídias como pendrives ou HDs externos também não são muito confiáveis, pois uma sobrecarga pode queimá-los ou mesmo perda ou roubo pode pôr tudo a perder.

Em um segundo momento falo da segurança, pois a perda ou roubo de algumas dessas mídias podem acarretar além de perda de informação a exposição de alguma informação confidencial.

Para suprir essas necessidades existe o Dropbox, ele é um sistema nas nuvens que se integra o seu sistema operacional, seja ele Windows, Mac OS ou Linux. Com uma pasta criada em seu diretório pessoal, todos os arquivos salvos dentro dele é automaticamente sincronizada com o servidor e posteriormente pode ser acessada de outro computador ou até mesmo pela interface web.

A versão gratuita do Dropbox oferece 2GB de espaço inicial, expansível até 16GB. Sobre a parte de backup não preciso falar mais nada, agora sobre a parte de segurança da informação vale ser ressaltada. O programa instalado no seu computador cria uma conexão criptografada com o servidor deles, garantindo que seus arquivos (caso tenha colocado uma boa senha na hora do cadastro) sejam praticamente intocáveis.

Então para ter maior segurança e aproveitar da melhor forma o seu Dropbox, clique aqui para fazer seu cadastro e não esqueça de colocar uma senha forte.